maio 20, 2019 AUTHOR: Michela França
As diferenças de Inbound e Outbound Marketing e como trabalhar com eles

As metodologias inbound e outbound marketing são a base para qualquer planejamento de marketing digital. Apesar de diferentes, as duas estratégias são viáveis e fundamentais para o desenvolvimento de campanhas de qualquer tipo de empreendimento. – Esse é o tema do nosso artigo de hoje. Conheça as diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma delas e saiba como aplicá-las no seu negócio.

Afinal, qual a diferença entre INBOUND e OUTBOUND marketing?

Se você acompanha o nosso blog, já sabe do que se trata o inbound marketing (você pode conferir os artigos sobre o assunto aqui). O outbound marketing, no entanto, ainda não foi muito evidenciado pela gente aqui no blog (mas segura que logo vai ter um artigo exclusivo sobre ele, ok?). Tratam-se de duas estratégias oposta: na primeira, o cliente chega até o negócio; na segunda, o negócio vai até o cliente. Confira com detalhes como funciona cada uma delas:

Inbound Marketing: trata-se de uma estratégia do marketing digital contrária as táticas de marketing tradicional. Também conhecida como marketing de atração, nela, ao invés de correr atrás do cliente, normalmente é o próprio cliente que chega até o negócio. Como? A estratégia de inbound alia produção de conteúdo, SEO e gestão de redes sociais. – Então, por exemplo, através de uma pesquisa no Google, seu cliente acessa o conteúdo que você produziu e, como consequência, conhece seu produto. – Além disso, quando o próprio cliente se torna divulgador voluntário do seu negócio, trata-se de inbound marketing.

O inbound marketing é como um imã: você cria e o público é atraído para ele. Fonte: Pixabay.
O inbound marketing é como um imã: você cria e o público é atraído para ele. Fonte: Pixabay.

Outbound Marketing: se assemelha as estratégias comuns do marketing tradicional. Nesse modo o negócio impulsiona as visualizações de seu produto através de anúncios, normalmente pagos. Por exemplo, temos os posts patrocinados no Facebook e anúncios no Google.

No outbound marketing você utiliza canais como redes sociais para anunciar seu produto. Fonte: Pixabay.
No outbound marketing você utiliza canais como redes sociais para anunciar seu produto. Fonte: Pixabay.

Ou seja, no inbound você produz conteúdos ricos e não investe em impulsionamento, enquanto no outbound você não necessita de conteúdos aprofundados, mas precisa investir com publicidade.

Quais as vantagens e desvantagens de cada estratégia?

Inbound Marketing:

Vantagem: a marca ganha mais autoridade, a fidelização dos clientes é maior, o engajamento é contínuo e estável, sem investimentos em anúncios.

Desvantagem: resultado a longo prazo, grande demanda de produção de conteúdo.

Outbound Marketing:

Vantagem: grande alcance a curto prazo, pouco investimento em produção de conteúdo.

Desvantagem: necessário grande investimento em anúncios, fidelização menor de clientes e engajamento instável (despenca assim que você parar de investir em anúncios).

 E agora? Qual metodologia de marketing digital escolho para meu negócio?

Afinal, produzir conteúdo ou investir em anúncios? Cada estratégia tem seu aspecto positivo, mas, no geral, o mais indicado é fazer um meio-termo entre as duas estratégias. Desse modo o importante é saber como elas funcionam e estabelecer um propósito de aplicação para cada uma das metodologias.

União de inbound e outbound marketing é a melhor maneira de gerar um resultado eficaz. Fonte: Pixabay.
União de inbound e outbound marketing é a melhor maneira de gerar um resultado eficaz. Fonte: Pixabay.

Como mesclar as estratégias de inbound e outbound marketing?

A essa altura você já percebeu que, para potencializar os resultados, precisa extrair os aspectos positivos das duas estratégias, não é? É provável que a complexidade da ação seja bem menor do que você imagina.

Para potencializar os resultados com a utilização das duas estratégias, a dica é utilizar o inbound marketing como metodologia principal e utilizar o outbound marketing para melhorar os resultados do primeiro. Como? É simples:

– Produza conteúdo de qualidade! [inbound]

– Utilize anúncios para promover seu conteúdo. [outbound]

– Mantenha canais de comunicação e atualização ativos.

Desse modo, seu conteúdo terá um repentino aumento no fluxo de visitas e, como consequência, ganhará notoriedade pelos parâmetros de ranqueamento dos motores de busca, aumentará o número de curtidas e seguidores nas redes sociais e criará leads muito mais rápido. Com o passar do tempo, é natural que se torne mais frequente que os clientes encontrem seu produto de maneira orgânica, então, tornando-se cada vez menos necessário investir grandes valores em anúncios.

Quem pode me ajudar a atingir o meu público?

Nós, da Features Design & Consultoria, somos especialistas no assunto! Possuímos grandes cases de sucesso de implementação de marketing digital em negócios do setor turístico em Bombinhas –  nossa grande especialidade. Além disso, somos responsáveis por gerir o marketing digital de empreendimentos imobiliários e construtoras, consultórios odontológicos, lojas e prestadores de serviço de diversos segmentos.

Conheça nossos serviços e agende uma conversa.

Estamos empolgados para auxiliar o seu negócio a atingir o sucesso que merece! 🙂

Comments (0)

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked *