nov 10, 2019 AUTHOR: Michela França
A importância e dicas para utilização de um email de empresa

Já falamos aqui no blog sobre os hábitos de uso dos emails. A ferramenta, mesmo como uma das mais antigas maneiras de comunicação digital, continua se destacando como uma das principais ferramentas de interação na internet, especialmente quando se trata de negócios. – Por isso, hoje, você confere dicas sobre a importância e utilização de um email de empresa.

O que é um email de empresa?

Diferente dos emails pessoais, um email de empresa conta com características especiais que o tornam único, proporcionando mais segurança aos que entram em contato pelo meio. O maior destaque está ligado ao domínio do endereço de email – que nos pessoais normalmente é obtido em um servidor de hospedagem gratuito como “@gmail.com”, “@hotmail.com” e “@yahoo.com.br”, enquanto os empresariais e profissionais utilizam domínio e servidores próprios. Aqui na Feat Design, por exemplo, utilizamos “@featdesign.com.br”.

Além disso, um email de empresa normalmente é respondido com linguagem formal e com uma assinatura padrão, constando o nome do profissional que respondeu e informações de contato.

Utilizar um email de empresa profissional vai proporcionar credibilidade e segurança aos clientes. Fonte: Pixabay.

Mas, afinal, qual a importância de um email de empresa?

Os benefícios de um email de empresa não são apenas estéticos. O domínio personalizado com o nome do negócio assegura ao usuário que está entrando em contato a certeza de estar se comunicando com a pessoa certa, já que o único que pode criar um email com o domínio da empresa é o proprietário da mesma.

Além disso, linguagem e formatação padrão transmitem ao receptor um profissionalismo muito maior, aumentando as chances de concretizar negociações.

Endereço de email e comportamento empresarial garante mais profissionalismo ao seu negócio. Fonte: Pixabay.

Como minha empresa pode possuir um email profissional?

Para implementar um email profissional você terá que recorrer a diversas ferramentas, além de mudar alguns hábitos de uso, caso seu negócio ainda não esteja adaptado ao padrão. Confira nossas dicas e ferramentas e hábitos:

– Adquira um domínio e conecte com o servidor de hospedagem: se a sua empresa possui um site, já é meio caminho andado. O domínio é o endereço utilizado para acessar o site do seu negócio (aqui na Features Design, por exemplo, utilizamos “featdesign.com.br” e “features.com.br”. Após o registro, o procedimento é conectá-lo a um servidor de hospedagem e criar a conta de email.

Achou a linguagem muito técnica? Não tem problema. Para realizar esse procedimento é recomendável entrar em contato com a empresa que faz a gestão do seu website ou contratar uma especializada no assunto. – Aqui na Feat Design nós podemos te auxiliar com essa tarefa.

– Crie uma assinatura: para o receptor, não basta saber qual a empresa que enviou o email, também é necessário identificar a pessoa física que redigiu a resposta. Uma maneira prática de sanar o problema é criar uma assinatura padrão no final do corpo do email. Normalmente ela deve possuir informações como: quem redigiu a respostas, outras maneiras de entrar em contato com o atendente e empresa e endereço físico do estabelecimento, caso houver.

– Utilize linguagem padronizada: é muito evidente que, para transmitir profissionalismo, redigir o conteúdo da maneira correta é um quesito obrigatório. Deve-se evitar abreviação de palavras como “vc” e “pq”, além de utilizar pontuação adequada e dividir parágrafos. A língua portuguesa formal geralmente é a mais utilizada, mas não é uma obrigatoriedade. Dependendo do ramo da sua empresa uma linguagem mais moderna e descompromissada pode atingir melhor o público, proporcionando mais proximidade do cliente com a sua empresa.

– Não deixe para responder mais tarde: se comparado aos modernos aplicativos de mensagens instantâneas, os emails contam com um tempo de tolerância muito maior. No entanto isso não deve ser utilizado a favor da sua comodidade. Responder emails de maneira ágil garante que o público continue engajado com o seu negócio e aumenta as chances de concretizar negociações.

Planejar a gestão do email do seu negócio é fundamental para sucesso empresarial. Fonte: Pixabay.

Precisa de mais dicas e um auxílio para colocar seu email profissional em prática? Agende uma conversa com a gente e tenha todo o suporte que você precisa para isso! 🙂

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